02 dezembro 2010

Ponte de Fernão Leite V





Não se sabe com exactidão a data de construção da ponte de Fernão Leite. No entanto, uma notícia a que tivemos acesso no antigo Correio da Extremadura de 21 de Setembro de 1895, revela-nos, com as devidas reservas de carácter histórico, que a infraestrutura poderá ter começado a ser edificada em fins do mesmo ano em que o jornal foi publicado.

Assim sendo, da sua construção a que nos referimos no post de 22 de Novembro de 2010, podemos concluir agora, que poderá não ter passado de uma grande reconstrução em consequência de acção nefasta das cheias do rio Tejo no ano de 1911 !








Assim reza o teor da notícia: "Sabemos que a reiteradas instancias do sr. conselheiro Marianno de Carvalho, se vae em breve proceder á construção da ponte sobre a alverca de Fernão Leite, junto à povoação do Pombalinho, que há muito é sollicitada pelos povos d'aquelles logares, visto que muito facilita a communicação entre o Pombalinho, Azinhaga, Gollegã, etc, tornando-se por isso uma necessidade inadável.

Folgamos em registar mais este melhoramento promovido por s. exª o sr. Marianno de Carvalho, que assim responde cathegoricamente aos gôzos que andam ladrando ... à lua ! "








Mariano Cirilo de Carvalho não é uma personalidade que tivesse influído ou participado directamente na vida colectiva do Pombalinho! Mas, tal como aconteceu com o bispo D. Miguel de Castro e outras mais individualidades, a esta terra ribatejana ficou ligado por razões puramente históricas, fazendo deste modo algum sentido que a ele nos refiramos. E a simples razão de por este antigo deputado e Ministro da Fazenda e do Reino ter passado a decisão oficial da construção da ponte Fernão Leite, merece que dele saibamos um pouco mais!

Para mais informação sobre Mariano Cirilo de Carvalho, nascido em Alenquer, clique AQUI .



Pesquisa de Bruno Cruz
Pesquisa e Texto de Manuel Gomes






Sem comentários: