18 agosto 2013

Casa Agrícola, Braz Ornelas Infante da Camara!







Na publicação, possível, que fizemos sobre e vida de   Braz Ornelas Infante da Camara  em Junho de 2010,   destacamos a importância que teve esta personalidade no desempenho da função de  regedor do Pombalinho, mas também, enquanto proprietário agricola,   no fomento e desenvolvimento que incutiu  um pouco por toda esta região ribatejana.

Estas duas ilustrações, que hoje publicamos, reforçam o exemplo de dinamismo que Braz Ornelas atingiu, ainda em pleno principio do século vinte,  na gestão da sua Casa Agrícola sediada no Pombalinho! 



1 comentário:

Guilherme Afonso disse...

Caro Amigo Manuel Gomes

Sabe que o edifício onde o Braz Ornelas residiu, no Pombalinho (creio que a certa altura se mudou para São Vicentedo Paúl), é o edifício em que habita o José Tinoca (suponhoque ainda lá habite), que o comprou?
Lembro-me bem do Braz Ornelas, o qual tinha um filho chamado António com um ou dois anos mais que eu.
A certa altura (no tempo da Segunda Grande Guerra - 1939/45), houve racionamento de alguns produtos alimentares (o açucar, por exemplo),e era ele, como regedor, que fazia a distribuição às famílias das senhas para sua aquisição.
Curioso, é que faltava o açucar, mas não faltavam rebuçados, pelo que então se compravam rebuçados para adoçar o café com migas, mata-bicho tradicional do pombalinhense.
Um grande abraço.

Guilherme Afonso