06 outubro 2008

Energia eléctrica no Pombalinho!





A instalação da energia eléctrica no Pombalinho foi de uma importância vital para a melhoria da qualidade de vida dos Pombalinhenses e naturalmente contribuiu para o seu bem estar em todas as vertentes sociais.

Para quem viveu aquelas longínquas noites à luz do clássico candeeiro a petróleo, passar a precisar apenas de um simples clic no interruptor para iluminar toda uma casa, foi realmente uma mudança fantástica nos hábitos de vida de toda a gente! Aconteceu por volta de 1960 e a partir daí pudemos usufruir dessa magnífica infraestrutura que veio permitir a muitas pessoas a aquisição de utensílios/electrodomésticos jamais imagináveis nos lares de então, como as telefonias, frigoríficos e poucos anos mais tarde as primeiras televisões, caixinhas que vieram verdadeiramente transformar o mundo.

Nesta fotografia que se refere à construção do Posto de Transformação, situado na Rua António Eugénio de Menezes, podemos reconhecer os homens do Pombalinho que contribuiram na sua construção. São eles, José Maria, António Silva e Luís Cordoeiro.



Colaboração fotográfica - Gina Cordoeiro