31 maio 2009

Nossa Senhora de Fátima no Pombalinho!


A visita de Nossa Senhora de Fátima ao Pombalinho, no ano de 1954, foi porventura o acontecimento religiosos que maior simbolismo teve na vida dos Pombalinhenses! Não sabemos da existência de relatos escritos que nos permitam avaliar pormenorizadamente o que se passou nesse dia e mais concretamente na procissão, a que muitos aderiram, uns pela fé, outros tão simplesmente com o intuito de estarem presentes nesse momento único para a comunidade. Mas felizmente, pela gentileza de Pedro Menezes, que nos possibilitou a divulgação de algumas fotos bem representativas dessa visita de Nossa Senhora de Fátima, podemos testemunhar o nível de participação que a população teve nesse dia tão especial para o Pombalinho!





Fotografia tirada na quinta da família Menezes. Reconhecem-se da esquerda para a direita, Joaquim Menezes, Barão de Almeirim (filho da Baronesa de Almeirim), Américo Cachado, Padre Filipe, representante eclesiástico de Lisboa ou de Leiria, António Menezes, Manuel Coimbra e a criança, Joaquim Pedro Barreiros Nunes de Menezes.









A Igreja Matriz do Pombalinho, iluminada a preceito para esse dia de tão grande significado religioso.











Saída de Nossa Senhora de Fátima da Igreja Matriz. Iniciava-se a procissão que iria percorrer algumas ruas do Pombalinho.








A procissão a passar na rua António Eugénio de Menezes. É bem significativo, o nível de participação que os Pombalinhenses quiseram prestar à visita de Nossa Senhora de Fátima ao Pombalinho. Reconhecem-se de entre outros, António A. Mota, Francisco Souto Barreiros e Dr. Manuel Souto Barreiros, no lado esquerdo da fotografia, e Manuel D'Assumpção Coimbra no lado direito.




Fotos gentilmente cedidas por Pedro Menezes

Colaboração de Bruno Cruz, Frederico Barreiros Mota e José Coimbra de Castro Canelas