26 novembro 2010

Ponte da Alverca Grande







Geográficamente em relação ao rio Tejo, os campos agrícolas a sul do Pombalinho localizam-se numa zona de fácil alagamento devido às águas provenientes das habituais cheias deste rio internacional. As alvercas existentes nesta região funcionavam, antes de algumas terem sido arrasadas pela industrialização da monocultura, como depósitos de retenção dessas àguas, servindo as mesmas posteriormente para o regadio de searas e outros tipos de cultura agrícola.

Para encurtar distâncias nas vias de comunicação, cujos trajectos coincidissem com as alvercas, recorreu-se à construção de pontes e aquedutos. No Pombalinho algumas destas infraestruturas existiram ao longo muitos anos, sendo a ponte de Fernão Leite a mais conhecida por se situar numa estrada nacional.

Mas outras também tiveram a sua natural utilidade, como foi a ponte da Alverca Grande. De construção totalmente em madeira e de técnica artesanal, como a fotografia aqui publicada bem elucida, permitia ser utilizada apenas para passagem de pessoas, não reunindo mesmo assim, as condições de segurança exigíveis a este tipo de infraestrutura.

Escreveu-me o autor desta fotografia, via e-mail: "Junto lhe envio, então, em anexo, uma fotogorafia por mim tirada, em 1964, à ponte que existia na Alverca Grande e à paisagem circundante, num conjunto que me parece bastante bonito." Sem dúvida, um conjunto bastante bonito! Pena é que "postais" destes rareiem cada vez nos nossos campos, alterando significativamente o equilíbrio da natureza!



Fotografia da autoria de Guilherme Afonso - Ano de 1964