18 dezembro 2006

António Martinho




António Martinho nasceu a 29 de Novembro de 1923, na freguesia do Reguengo do Alviela. Era filho de Gualdino Martinho e de Soldade Maria. A sua família era pobre, vivendo do trabalho do campo e da venda de alguns animais domésticos. Sempre foi um homem lutador, trabalhando desde muito cedo nas lides do campo e para um dos grandes lavradores da altura, Nuno Infante da Câmara. Por volta dos 20 anos é chamado para cumprir o serviço militar, onde esteve durante algum tempo destacado no arquipélago dos Açores.











De regresso à terra natal celebrou casamento com Gertrudes Ludovino dos Santos, do qual tiveram dois filhos.

Em finais da década de sessenta, com a vida um pouco já estabilizada e os filhos já um pouco crescidos, decidem abandonar o Reguengo e irem viver para a freguesia do Pombalinho.

 Nesta terra, construíram uma habitação e adquiriram algumas pequenas propriedades das quais cultivando principalmente de tomate e melão empregaram um grande número de pessoas, quer elas fossem do Pombalinho, Azinhaga ou até mesmo do Reguengo. António Martinho veio a falecer vitima de doença prolongada, em Julho de 2003.


Colaboração Fotográfica e de Texto_ Alexandre Martinho





2 comentários:

Anónimo disse...

Este texto e esta foto, tinham de ser comentados por mim. Finalmente a homenagem tão merecida. Onde quer que voçês estejam, eu sei que também gostaram tanto quanto eu!!!
Que descansem em paz!!!
E muito obrigado, pelo espaço dedicado aos meus avós...

Abraço

MGomes disse...

Caro Alexandre:
Este espaço é de todos os Pombalinhenses. Foi com esse propósito que ele foi criado, um local on-line onde se fizesse um pouco da história e das gentes do Pombalinho, aberto e acessível a todo o mundo.
Um Abraço